:: Economiabr.net - setembro/2001 - nº 01

Economia   ::    Mundo   ::   Brasil   ::   Digital   :   Trabalho  :   Todos os arquivos da edição

 

:: Economia

Economia política da Alca
Juntando, então, a necessidade de desenvolver novos mercados e eliminar ameaças a sua sociedade, o Governo George Bush evidentemente se mostra ansioso pela consolidação da ALCA em moldes bem mais íntimos do que o Plano Marshall.
Sob o ponto de vista brasileiro, esta proposta deve ser vista com alguns percalços que devem ser muito bem ponderados
(Eduardo Starosta, 2001-09-02)

A crise será maior, mais severa e prolongada, dizem Greenspan e o FMI
O pior é que os recursos para reanimar a economia norte-americana estão claramente chegando ao fim. O país já cortou impostos no limite de suas possibilidades, abalando seriamente a âncora de sua estabilidade para o futuro, que é o superávit do Tesouro. Os juros já estão no nível mais baixo em muitos anos e já se provou que seu efeito é cada vez mais reduzido

A possível saída
A possível saída da situação recessiva na qual se encontra o mundo deve vir de sua maior potência econômica, ou seja, os Estados Unidos (...)  com sua moeda extremamente valorizada, este cenário se dá por uma demissão em bloco da grande maioria das grandes empresas somado às insistentes reduções das taxas de juros sem surtir efeitos. O problema do câmbio valorizado se dá em função dos constantes déficits na balança comercial.
(Paulo Renoldi, 2001-09-03)

Reforma Tributária (2)
O chamado imposto em cascata, um dos grandes destaques da reforma, é aquele que incide em cada etapa da cadeia produtiva, onerando assim o produto final ao consumidor, como é o caso da CPMF, COFINS e PIS/PASEP. É um dos pontos que estão gerando mais polêmica na discussão da reforma tributária, no Congresso Nacional, pois tanto o congresso como o empresariado, entendem que tais impostos devem ser extintos, porém, como os mesmos são responsáveis por quase 40% de toda a arrecadação do país
(Fernando Gomiero, 2001-09-03)

O Estado Regulador
O mundo recentemente se desprendeu de uma fase intervencionista na economia. Com a queda do muro de Berlim, nos ex-países comunistas, e com o fim dos regimes militares, na América do Sul, tudo leva a crer que chegamos ao fim do modelo de Estado Provedor. O modelo adotado pelo Brasil após a transição do regime militar, nos remete a valores que levam a acreditar que se está caminhando para um modelo de Estado que se situa entre intervencionista e liberal. Este se chama: Estado Regulador.
(Márcio C. Coimbra, 2001-09-02)

O Aço e a Defesa Comercial
O debate sobre a proteção da indústria do aço sempre foi um assunto delicado na política norte-americana. O setor começou a receber benefícios estatais diante da política econômica intervencionista americana da década de 40. Como resultado desta política, a indústria americana do aço constituiu um dos mais bem articulados grupos de lobby com o escopo de não perder esses benesses. Este grupo atua com vistas a criar medidas que inibam a importação, baseado em subsídios e medidas antidumping.
(Márcio C. Coimbra, 2001-09-02)

Produção de carros tem queda de 16,3%
A indústria automobilística brasileira teve resultado negativo em junho. A produção nacional registrou queda de 16,3% na comparação com o mês de maio deste ano. Este resultado não é atribuído ao racionamento de energia elétrica e sim ao fato de maio ter sido o terceiro melhor resultado mensal de toda a história do setor.
(Agência JB, 2001-09-3)

Nível de confiança de empresários brasileiros é o menor desde 1999
As crises energética e argentina e a alta dos juros afetaram a confiança dos empresários industriais na economia brasileira. Segundo pesquisa da CNI, o nível de confiança dos empresários apresenta índices semelhantes ao início de 1999, época da crise cambial
(Agência JB, 2001-09-3)

Banco Mundial quer combate a privilégios
O governo brasileiro deveria promover uma ampla campanha de esclarecimento que mostrasse à população as disparidades entre as aposentadorias e vantagens dos funcionários públicos federais e as dos trabalhadores da iniciativa privada.
(Invertia, 2001-09-3)

EUA e Europa estão perto da recessão, mostram dados da indústria
Dados sobre a zona do euro e os Estados Unidos estão começando a sinalizar que o setor industrial pode já ter passado pelo pior do declínio, mas economistas alertam que qualquer recuperação ainda deverá ser lenta e fraca.
(Reuters, 2001-09-03)

: Mundo

FMI quer enviar inspetores ao Japão para monitorar bancos
O Fundo Monetário Internacional pediu permissão ao Japão para enviar inspetores para monitorar o sistema bancário do país, em mais um sinal das crescentes preocupações em relação à estabilidade da maior economia da Ásia
(Reuters, 2001-09-02)

Mercosul quer negociar em bloco agricultura, indústria e serviços na OMC
O Mercosul irá propor aos representantes dos 18 países exportadores agrícolas membros do Grupo de Cairns que todas as negociações envolvendo indústria, serviços e agricultura só sejam tomadas em bloco na próxima rodada da Organização Mundial do Comércio (OMC)
(O Estado de S. Paulo, 2001-09-02)

Holanda, país preferido para fazer negócios até 2005
A Holanda é o país com mais atrativos para se fazer negócios até o ano de 2005. O país ficou à frente dos EUA, que passou para o segundo lugar, e da Grã-Bretanha, terceira colocada. A avaliação foi feita pelo grupo britânico de pesquisa The Economist Intelligence Unit (EIU)
(AFP, 2001-08-28)

PIB da Turquia encolhe 9,3% no segundo trimestre
A crise financeira que afeta a Turquia teve um efeito dramático na produção econômica. O PIB do país caiu 9,3% no segundo trimestre ante o mesmo período de 2000. O governo esperava uma contração de 5,5% em 2001. No primeiro semestre, o Instituto Estatal de Estatísticas do país já havia constatado recuou de 6,1%.
(Reuters, 2001-09-03)

As divergências para a definitiva adoção do Euro como moeda oficial
O Banco Central Europeu (BCE) revelou esta semana o design das novas cédulas e lançou a campanha publicitária. A agência Publicis foi a escolhida para a tarefa de encontrar laços comuns e criar uma campanha que terá características semelhantes em 12 países e 10 idiomas diferentes.
(Reuters, 2001-09-03)

Economista defende política exportadora agressiva
Segundo ele, não é com discursos que se resolve a crise cambial, financeira e fiscal. Ele entende que o governo deve adotar uma política agressiva permanente e ofensiva de exportações. Segundo Mercadante, isso exige uma reforma tributária que elimine os impostos cumulativos sobre as exportações, como PIS-COFINS, e também uma política de promoção de cada um dos produtos exportáveis.
(O Estado de S. Paulo, 2001-09-02)

Arábia Saudita reduz produção de petróleo
A Arábia Saudita reduziu, neste sábado, sua produção de petróleo em mais de 300 mil barris/dia, para ficar em conformidade com uma nova determinação da Opep - Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
(CNN, 2001-09-02)

:: Digital

AT & T já conectou 95% dos bancos à sua rede
A AT & T venceu junto à Embratel a licitação para fornecer a infra-estrutura de telecomunicações para o novo Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). O Banco Central estabeleceu que existirão duas redes independentes para evitar que a falha de uma interrompa as transações bacárias.
(Valor Online, 2001-08-02)

Ericsson vai vender licenças para produção de celulares
A Ericsson, fabricante sueca de equipamentos de telefonia, anunciouque pode vender licenças para outras empresas produzirem novos modelos de aparelhos celulares na tentativa de impulsionar a indústria da telefonia móvel.
(invertia, 2001-09-02)

Internautas aprovam o comércio eletrônico
Cresce gradativamente a aprovação dos sites de comércio eletrônico pelos usuários. Levantamento da e-bit, empresa de pesquisa e marketing on-line, mostra que o índice geral de satisfação atingiu em julho marca superior a 80% pelo terceiro mês consecutivo.
(Agência Estado, 2001-09-01)

Computador popular será lançado ainda este ano
O governo trabalha na definição dos últimos detalhes das linhas de financiamento que darão suporte ao lançamento do computador popular. Segundo o ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, o produto deve chegar ao mercado ainda este ano.
(Agência Estado, 2001-09-01)

Redes de fibra ótica terão incentivo do governo do Brasil
O governo Fernando Henrique Cardoso já definiu quais os setores da economia que terão prioridade nos programas de incentivo e pesquisa estratégica. Uma das áreas prioritárias é o de redes óticas.
(Agência Estado, 2001-09-01)

Provedores de Internet europeus querem atrair público da TV
Em uma ambiciosa medida para dar uma virada e atingir a lucratividade, os maiores provedores de acesso à Internet da Europa estão tentando atrair os espectadores de televisão para portais de banda larga que transmitem concertos de rock e novelas por uma tarifa.
(Reuters, 2001-09-03)

Samsung vai abrir primeira fábrica de discos rígidos do Brasil
A Samsung vai abrir a primeira fábrica de discos rígidos para computador do Brasil. A empresa vai investir 100 milhões de reais no negócio e a decisão aconteceu após o anúncio da redução nas alíquotas do imposto de importação de três componentes necessários à fabricação dos discos rígidos
(Exame, 2001-09-01)

Conteúdos pagos - o sucesso do mercado wireless
As empresas que cobrarem pela disponibilização dos seus conteúdos são aquelas que terão sucesso no mercado wireless, segundo previsões da empresa de pesquisa Ovum.
(Ovum, 2001-09-03)

:: Trabalho

Desemprego afeta a maioria dos jovens brasileiros
O índice de desemprego tem crescido muito entre os jovens brasileiros, enquanto o nível de emprego mantém-se estático há mais de dez anos, segundo os números oficiais. Em 1989, havia no país, 1 milhão de desempregados jovens, com idades entre 15 e 24 anos, para 16 milhões empregados dentro dessa mesma faixa etária. Em 1999, eram 16 milhões de jovens empregados, mas os desempregados somaram 3 milhões e 300 mil.
(JB Online, 2001-09-03)

Independência e sorte
Empreendedorismo rima com idealismo. São coisas parecidas. Talvez você diga que o ideal do empreendedor é mais mesquinho. Obter lucro a qualquer custo. Será? Se o lucro fosse a meta, muitos teriam parado no primeiro milhão. Idealista e empreendedor buscam independência. Para empreender e sonhar. A meta não passa de um botão que aciona a satisfação.
(Mario Persona, 2001-09-03)

Retração econômica enfraquece negociações salariais e desemprego sobe
A retração da economia causada pela alta dos juros e do dólar, o racionamento de energia elétrica e a instabilidade gerada pela crise argentina atinge em cheio o emprego industrial e tirou a força dos sindicatos nas negociações salariais.
(economiabr.net, com dados da IstoÉ, 2001-09-02)

Mulheres e negros ainda são discriminados no mercado de trabalho
O mercado de trabalho de São Paulo discrimina mulheres e negros. É o que constata mais um estudo sobre o perfil racial do emprego, desta vez realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) tendo como base o ano de 2000.
(Equipe GD, 2001-09-02)

Estatísticas sobre números de  empregos engana trabalhadores
Quem leu os grandes jornais achou que estava em algum país próspero, do Primeiro Mundo, tal a quantidade de empregos anunciada. Nem parecia o Brasil onde a taxa de inflação sobe, o dólar bate recordes diariamente, as taxas de juros estão no teto, a indústria e o comércio demitem, existe racionamento de energia e o Produto Interno Bruto (PIB) está em queda livre.
(Equipe GD, 2001-09-02)

Trabalho em casa ganha espaço
Profissionais de diferentes áreas estão conseguindo mais tempo com seus filhos e uma vida com menos estresse, sem abandonar a vida profissional. Apesar do trabalho fora da empresa ser uma tendência no Brasil, especialistas alertam: nem todo mundo se adapta.
(Cristina Mori e Raquel Souza, 2001-09-02)

Especialistas denunciam falta de investimento em crianças e adolescentes
O governo não está cumprindo as metas orçamentárias destinadas às ações para crianças e adolescentes. Até 6 de julho, só 19,14% do orçamento da área havia sido executado, segundo a Comissão de Direitos Humanos e o Instituto Nacional de Estudos Sócio-Econômicos (Inesc)
(PanoramaBrasil, 2001-09-01)