:: Mundo

Opinião

Atentados nos EUA podem prejudicar implantação da Alca
As negociações em torno da implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) poderão ser dificultadas após a série de atentados terroristas nos Estados Unidos. Como acordos internacionais dependem de decisões políticas, é possível que os setores da sociedade norte-americana que resistem à idéia da Alca ganhem força a partir de agora, conforme a avaliação da coordenadora de projetos de comércio internacional da Fundação Getúlio Vargas, Lia Valls.
(UOL Economia, 2001-09-15)

Políticas

AL precisa dobrar aplicações em infra-estrutura, diz Bird
A América Latina precisa mais do que dobrar seus investimentos anuais em infra-estrutura, assinalou estudo divulgado nesta terça-feira pelo Banco Mundial (Bird) na sede do BNDES. Dos US$ 29 bilhões investidos em média em cada ano da década passada, a região deve passar a receber US$ 70 bilhões por ano até 2005 para atender as necessidades básicas da população de seus países
(Valor Online, 2001-09-15)

Países

França cresce com a menor taxa desde 1998
A economia francesa avançou em seu ritmo mais lento em três anos no segundo trimestre de 2001 com o desaquecimento global determinando o recuo na demanda interna e nas exportações. Segundo dados apresentados pelo instituto de estatísticas da região, o Insee, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,3% de abril a junho, o menor ganho desde o quarto trimestre de 1998.
(UOL Economia, 2001-09-15)

China fecha acordo para entrar na OMC
A China, país mais populoso do planeta, conseguiu ontem à noite um acordo informal para se tornar membro da OMC (Organização Mundial de Comércio), depois de 15 anos de difíceis negociações. Os termos do entendimento deverão ser conhecidos na segunda-feira.
(Folha de S.Paulo, 2001-09-16)

Estrangeiras controlam 95% da economia do México
Noventa e cinco por cento da economia do México estão nas mãos de empresas multinacionais, informa um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade Autônoma do México (Unam), o mais importante do país.
(Estado, 2001-09-06)

Estratégias

Empresa área dos EUA é fechada após ataques terroristas
A Midway Airlines anunciou que vai fechar definitivamente suas  portas, depois dos ataques ter-roristas que ocorreram em Nova York e  Washintong na terça-feira. A empresa alega que os ataques nos Estados  Unidos derrubaram suas esperanças de recuperar-se dos problemas  financeiros que vem enfrentando.
(PanoramaBrasil, 2001-09-17)

Opinião

O Aço e a Defesa Comercial
O debate sobre a proteção da indústria do aço sempre foi um assunto delicado na política norte-americana. O setor começou a receber benefícios estatais diante da política econômica intervencionista americana da década de 40. Como resultado desta política, a indústria americana do aço constituiu um dos mais bem articulados grupos de lobby com o escopo de não perder esses benesses. Este grupo atua com vistas a criar medidas que inibam a importação, baseado em subsídios e medidas antidumping.
(Márcio C. Coimbra, 2001-09-02)

 

Voltar       Mais notícias       Edição atual       Edição anterior