:: Economiabr.net - outubro de 2001 - edição n.02

Edição anteriores

Economia Mundo Brasil Digital Trabalho

 

:: Economia

O equilíbrio fiscal dos EUA no longo prazo está em risco, diz Krugman
Um passo necessário, para o economista, seria acelerar o fluxo de gastos do governo para a economia. Krugman lembrou que uma das lições da crise asiática, como disse então Stanley Fischer do FMI, foi que "o keynesianismo está vivo e passa bem", pois o aumento dos gastos governamentais ajuda a economia. E os gastos adicionais decorrentes do ataque — US$ 45 bilhões até agora, muito mais por vir — acabarão imprimindo um grande impulso à economia. 
(*economiabr.net, 2001-10-01)

Um certo Walker e um tal de Toninho
É inadmissível que a imprensa se coloque defendendo os estados-unidenses e não faça uma crítica correta sem maniqueísmos idiotas. Não é o bem contra o mal. É um tipo de capitalismo contra outro que se utiliza de elementos também distintos. Um retalha pelo consumismo desenfreado; o outro emprega a religiosidade; ambos desejam o lucro.
(Gislene Bosnich, 2001-10-14)

A velha cantilena
Desde que o homem-macaco percebeu que, ao invés do escambo, a moeda facilitava a vida, a especulação e, de brinde, trazia poder, o Capital virou deus e o homem parou no tempo. Tudo bem que o progresso material e tecnológico tenha sido enorme mas, intelectualmente, continuamos ainda e tão somente, um macaco habilidoso.
(Cesar Boschetti, 2001-10-14)

Seguindo à risca
A preocupação atual da equipe do governo dirigida na ponta dos dedos, todos os cinco, pelo nosso governante eleito é de garantir a atratividade do Brasil para os investidores que esqueceram momentaneamente de continuar falando, e nós acreditando, que somos importantes estrategicamente, que se continuarmos agindo como dizem não há o que temer o cenário tende a se estabilizar (...)”.
(Fábio de Moraes Jorge, 2001-10-14)

Dívida Pública - este compromisso também é seu.
Segundo um estudo estatístico de uma consultoria econômica de renome, a dívida pública nacional poderá atingir a assombrosa cifra de R$ 623,28 bilhões até o final do ano, equivalente a mais de 50,0% do nosso PIB, deixando para o próximo presidente que elegermos um problema e tanto a resolver.
(Guimario Amorim, 2001-10-14)

Será o inicio do fim...?
Um sistema só existe enquanto seus defensores conseguirem justificá-lo, portanto enquanto os EUA conseguirem justificar o Capitalismo ele existirá, fala-se EUA, por ser o país mais interessado no Capitalismo. Ao demonstrar sua fragilidade, os EUA demonstra também a fragilidade do sistema, os terroristas ao atacarem os EUA, bastião do Capitalismo, certamente quiseram impor seus ideais, e mostrar ao mundo que o Capitalismo tem uma base, mas que essa base um dia pode cair.
(José Candido de Avelar Neto, 2001-10-14)

:: Mundo

2001-2010 - A década de todos os riscos
Recordando os ciclos de Kondratiev para perceber o que se passa diante dos nossos olhos
Os acontecimentos não se reproduzem a si próprios, nem estão "escritos" segundo uma lógica predestinada, mas a história econômica "repete" padrões de comportamento ao longo de séculos, particularmente desde o "take off"
da Revolução Industrial no século XVIII
(Jorge Nascimento Rodrigues, 2001-10-14)

A ALCA e o Absolutismo duradouro das Corporações Multinacionais
Engana-se aquele que imagina a Área de Livre Comércio das Américas  apenas como  uma imensa zona franca. O projeto das elites expansionistas norte-americanas passa pela construção de uma institucionalidade adequada a seus novos arranjos econômicos e organizacionais.  A conjuntura mundial extremamente favorável aos interesses do Império, agora vistos como os interesses do “Ocidente livre e cristão”, fará da ALCA  um conveniente laboratório para a aplicação do direito instantâneo e “de fato” dos grandes grupos oligopólicos norte-americanos
(Luis Fernando Novoa Garzon, 2001-10-05)  

Terror põe globalização sob ameaça
O terrorismo sabotou as engrenagens da conectividade internacional, e o mundo da globalização, onde as fricções vinham diminuindo, está sob ameaça. Os acontecimentos trágicos do dia 11 de setembro na verdade impuseram um novo tributo a esses fluxos. A segurança das fronteiras nacionais terá de ser reforçada, agora uma empreitada custosa. Isso afetará mais que os aeroportos e portos. As porosas fronteiras dos EUA com Canadá e México, que conduziam os elos do Nafta aparentemente sem nenhum obstáculo, também terão controles mais severos.
(The Financial Times*, 2001-10-14)

:: Digital

Setor de tecnologia lidera alertas de redução de lucros
Prejudicadas pela redução no investimento corporativo à medida que a economia desacelerou, as companhias ligadas ao setor de tecnologia correspondem atualmente por quase um terço dos alertas de resultado abaixo do esperado emitidos neste trimestre. Os investidores vêem poucas perspectivas positivas adiante. 
(Reuters, 2001-10-14)

Quatro empresas dominarão a telefonia móvel na AL 
O mercado de telecomunicações na América Latina estará tão consolidado até o final de 2001 que quatro operadoras irão deter 83% dos assinantes da região, segundo novo estudo divulgado pela Pyramid Research. 
A análise diz que BellSouth (15%), Telecom Italia (14%), Telefónica Móviles (25%) e América Móvil SA (29%) - dos EUA, Itália, Espanha e México, respectivamente - atenderão a 68,2 milhões dos 83,4 milhões de usuários de telefonia móvel previstos no continente até dezembro. 
(IDG Now!, 2001-10-14)

Cresce total de usuários de Internet na Europa
A Europa reúne hoje aproximadamente 25% dos internautas mundiais e apresenta um crescimento contínuo, enquanto os Estados Unidos perdem a hegemonia quando o assunto é total de usuários da Web. Em 1999, o continente europeu tinha apenas um quinto dos usuários mundiais.
Segundo analistas do eMarketer, a distância entre os números dos Estados Unidos e da Europa será cada vez mais estreita.
(Exame, 2001-10-14)

Download de toque de celular é serviço mais usado por japoneses que têm 3G
Quando o Japão lançou o celular de terceira geração na segunda-feira passada (1/10), 27,7 milhões de usuários cadastrados no serviço wirelless da NTT DoCoMo _maior operadora de telefonia celular do país_ já são considerados aptos a usar o serviço. Com o incremento da banda nesses aparelhos 3G, os usuários poderão fazer downloads de audio, vídeo e jogos, além de trocar imagens e música e fazer videoconferência. Segundo analistas, o próximo passo é desenvolver aplicações fundamentais para os modelos 3G, as conhecidas "killer application" da Web.
(Exame, 2001-10-14)

 

:: Trabalho

Quem são os Empreendedores?
Mas a pergunta que paira para a grande maioria é: o empreendedor é um ser especial? Seu comportamento é genético? É um ser iluminado, com muita sorte? Segundo Peter Drucker, o empreendedorismo é um comportamento e não um traço da personalidade. Essa definição pode nos levar a uma conclusão: não há pré-requisito para se tornar um empreendedor; cada um de nós pode, em maior ou menor grau, tornar-se um. Fatores como persistência, vontade, dedicação, entusiasmo, responsabilidade, comprometimento, obstinação, visão de futuro, são determinantes no sucesso do candidato a empreendedor.
(Danilo C. Nascimento, 2001-10-02)