» Digital

China encerra mais de 17 mil cibercafés
(InfoDesktop, 2001-12-30)

As autoridades chinesas avançaram com o encerramento de mais de 17 mil cibercafés por não bloquearem devidamente certo tipo de conteúdos.

Com o nome de \"wang ba\" no mandarim chinês, mais de 94 mil cibercafés foram inspeccionados e 17 mil destes não cumpriam as regras chinesas.

Só metade dos cibercafés possuíam software instalado para bloquear a visita a certos sites.

Para além dos 17 mil cibercafés encerrados mais 28 mil foram obrigados a instalar software para controlar a navegação dos utilizadores.

Hoje em dia são 27 milhões de chineses que navegam na internet contra apenas 4 milhões que existiam em 1999.

Sites de notícias internacionais e sites dedicados à pornografia encontram-se no topo da lista de sites bloqueados pelas leis chinesas.


EUA já possui localizador de celular
(Reuters, 05/01/2002)

A Verizon Wireless está comercializando o primeiro celular com acesso ao E-911, um serviço que permite localizar o autor de uma chamada em situações de emergência.

O telefone SCH-N300 da Samsung está disponível apenas por encomenda na loja virtual da Verizon, a empresa espera ter a sua rede nacional completa até o segundo trimestre de 2003, o sistema de localização só funciona em áreas cobertas pela operadora. 


Internautas gastaram mais em 2001
(TCInet, 05/01/2002)

Ainda há muito chão pra caminhar, mas o e-commerce brasileiro vai bem, obrigado. Esta foi a principal conclusão do estudo feito pela e-bit - especializada em pesquisa e marketing online - com mais de 27 mil internautas.

Em dezembro de 2001 o tíquete médio gasto em compras virtuais bateu recorde, chegando a 251 reais, 51% a mais do que no mesmo mês de 2000. Também cresceram o nível de satisfação com os produtos e serviços oferecidos pelas lojas virtuais. O índice geral de satisfação passou de 79,9% em dezembro de 2000 para 85,2% no ano passado. 

"Desde abril deste ano o tíquete médio das compras online é superior a 200 reais. O índice de satisfação superou a casa dos 80% em maio e não parou mais de crescer", detalha o CEO da e-bit, André Sapoznik. 


Mulheres compram mais na Net
(Reuters, 05/01/2002)

Pela primeira vez nos Estados Unidos as mulheres superaram os homens nas compras on-line sendo responsáveis por 58% das compras na Internet, durante a época de Natal.

De acordo com um relatório da Pew Internet & American Life Project de um total de 29 milhões de usuários de Internet que fizeram compras online neste Natal, 58% eram mulheres. Em 2000, a quantidade de mulheres chegou apenas a 48%.

As compras de Natal ficaram muito acima do esperado este ano, sendo gastos em média US$ 392 por pessoa. Os números revelam um aumento de 20 milhões de dólares em comparação ao mesmo período de 2000, quando a média ficou em US$ 330 por pessoa. 


Internet é uma importante fonte de educação e informação
(eMarketer, 06/02/2002)

Mais de metade dos internautas americanos consideram a Internet como uma fonte de informação e educação primordial. De acordo com uma pesquisa elaborada pelos SBC Internet Services e apresentada no eMarketer, apenas 19% dos 600 entrevistados referiu que primeiro consulta bibliotecas e só depois a Internet quando procura informações específicas. Metade dos questionados com idades entre os 25 e os 44 anos, referem-se à Internet como a sua biblioteca. Segundo as previsões dos internautas que participaram nesta pesquisa, dentro de dez anos a Internet será a mais importante ferramenta de educação. Apenas 3% acredita que as maiores potencialidades da Internet serão aplicadas ao e-commerce.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores ou fontes e podem não expressar a opinião da Economiabr.net