» Oportunidades

O começo do ano é a melhor época para procurar emprego
(Carreira & Sucesso, 2002-01-16)

O começo do ano é a melhor época para procurar emprego, comprovam os números do Grupo Catho. E mais especificamente os meses de janeiro, fevereiro e março.

Quem procura emprego não deve tirar férias, nem no meio e muito menos no final do ano, imaginando que as empresas param de contratar nesse período. Ao contrário, é justamente nesses meses que as empresas costumam efetuar mudanças e contratações planejadas durante todo o ano. Outro motivo que faz com que as empresas efetuem as contratações tão logo exista verba para isso, ou seja, logo no início do ano, é o medo de perder os melhores e mais disputados profissionais para os concorrentes.

ÁREAS QUE DEVEM CONTRATAR MAIS

Em 2002, segundo projeções dos profissionais do Grupo Catho, as áreas que ganharão maior destaque e, conseqüentemente, deverão fazer maior número de contratações, serão as de Turismo e Hotelaria, Meio Ambiente, Telecomunicações e Internet. São áreas relativamente novas, que estão absorvendo profissionais.

Fazendo um balanço do ano de 2001, em comparação com o ano de 2000, o período foi bem melhor, segundo as estatísticas levantadas pela supervisora do Banco de Vagas do Grupo Catho, Rosangela Margarido. Em dezembro de 2000, o site Catho Online oferecia aos assinantes 31.500 vagas de emprego. Em dezembro de 2001, este número saltou para 89.762 (vagas para profissionais, estagiários e trainees), o que significa um crescimento de 58.262 vagas em 12 meses. O crescimento mensal registrado em 2001 foi de 10.000 vagas. No último dia útil de do mesmo ano, foram registradas mais de 99.000 vagas, e antes do Natal o site emplacou 100.000 oportunidades de emprego.

O aumento do número de contratações e a agitação do mercado no começo do ano também são sentidos pela equipe de consultores virtuais o Grupo Catho, coordenada pela psicóloga Carla Fabiana dos Santos. Segundo ela, no começo do ano cresce o número de profissionais que solicitam análise de currículo e fazem perguntas sobre carreira e mercado de trabalho. Este aumento costuma ser crescente até meados de abril, quando registramos uma estabilidade até outubro, momento em que podemos registrar o início de uma queda no número de solicitações.

Mais uma vantagem de procurar emprego no começo do ano é que a concorrência nesta época costuma ser menor entre os profissionais que procuram uma oportunidade de emprego, o que facilita conseguir uma contratação. Como na mentalidade da maioria dos brasileiros, erroneamente, o ano só começa depois do Carnaval, a quantidade de pessoas que procuram emprego nesta época cai muito, segundo Carla Fabiana

Para pesquisar um vaga de emprego, clique aqui

________________
Artigo publicado no site do jornal Carreira & Sucesso, do Grupo Catho

Fazer comentário

Enviar para amigo

Imprimir a página

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores ou fontes e podem não expressar a opinião da Economiabr.net