Fevereiro de 2002 - edição n.02

Edição anteriores

:: Economia

Situando o Brasil no sistema de comércio internacional
 Não é esperando que as decisões sejam tomadas pelos outros e tomando decisões contrárias à participação destes blocos é que o Brasil se tornará uma grande potência produtora e exportadora. Não devemos discutir se o Brasil deve entrar ou não em um bloco como a ALCA, o que devemos fazer é discutir formas de o Brasil entrar na ALCA assumindo o papel de maior potência da América do Sul.
(Gérson Pitol Righetto, 2002-02-25)

Cronicamente inviável
A corrupção pode estar aumentando. Não pode ser pela impunidade. Poderia ser a falta de esperança, fé, projeto ou idéia que nos empolgue. A corrupção é maior à direita. No fundo, o corrupto de direita concorda com a crítica da esquerda sobre o Brasil contemporâneo. Apenas não tem ânimo para propor mudança, é hipócrita para revelar a própria desesperança. Prefere se safar sozinho.
(João Sayad, 2002-02-25)

:: Digital

A influência da Internet para a estrutura das companhias
Simplesmente não há verdade em afirmar que custos menores de comunicação levam a companhias menores. De fato, o próprio Coase sustentou que mudanças como o telefone e o telégrafo, que tendem a reduzir o custo de organização espacial, inclinam-se a aumentar o tamanho da firma.
(Hal R. Varian, 2002-02-25)

:: Trabalho

Como investir nesta empresa chamada você 
É comum às pessoas, dentro de seus ambientes de trabalho, terem clareza na direção a seguir. São objetivas, comunicativas, trabalham em equipe, planejam e executam com perfeição suas tarefas. Mas, certamente, a grande maioria das pessoas não tem a mesma atitude com relação a planejar e investir em sua própria carreira profissional.
(Raul Rosenthal, 2002-02-25)

Estudo revela mudanças no mercado de trabalho na América Latina.
O emprego fixo, registrado em carteira profissional, vem sendo substituído pelo trabalho de curto prazo, em que as habilidades do trabalhador são o que mais pesa; e que a tendência internacional é terceirizar a maior quantidade possível de funções, desde a venda até a fabricação dos produtos.
(Carreira & Sucesso, 2002-02-25)

 

 

a