Edição: Abril/2002 - n.02

Edição anteriores

:: Economia

Um Salto Para o Futuro. Uma mudança de civilização.
As estatísticas nos dizem que, atualmente, a população economicamente ativa no Brasil está em torno de 71 milhões de trabalhadores. A escolaridade média desta população é de 3,8 anos, enquanto a da Argentina é de 8,7 anos, da Coréia do Sul de 11 anos e os países do primeiro mundo, de 12 anos. (...) Nenhuma nação conseguiu superar a crise do subdesenvolvimento, sem um esforço concentrado para superá-la. Se olharmos para o Brasil e compará-lo com outras nações, fica claro, então, que precisamos redirecionar nossos esforços para que a Universidade possa ser um instrumento real de formação do conhecimento, que este possa produzir valor e enriqueça a sociedade.
(Arlindenor Pedro de Souza, 2002-04-08)

Hoje a Argentina é o país que não existe
Hoje a Argentina é o país que não existe, frase de Alain Touraine, cientista político. "Deixou de existir, quando deixou de se preocupar com a produção. No antigo modelo econômico argentino, o que importava era a percepção que o mercado formava do país. O que decidia a política econômica era o fluxo de capitais. O modelo transformou a Argentina quase em um banco. Bancos vivem de credibilidade. Quando ela acaba...
(Redação, 2002-04-08)

:: Digital

Brasil se une à Espanha em parceria científica e tecnológica
Os ministros da Espanha e Brasil concordaram em que os investimentos no âmbito científico dos países participantes no fórum devem aumentar, principalmente, por parte da iniciativa privada e que a integração entre as nações das três regiões é necessária.
(Agência EFE, 2002-04-08)

Negócios entre Brasil e China podem atingir US$ 5 bi neste ano
Neste ano, o comércio sino-brasileiro deve chegar a US$ 5 bilhões, impulsionado pela visita de uma comitiva de empresários à China, liderada pelo ministro Sérgio Amaral, do Desenvolvimento, e a realização da Brazil-China Trade Fair (...) Já há 40 empresas chinesas com escritório de representação no Brasil, e a Câmara está dando consultoria para outros 14 projetos de parceria de empresas chinesas com brasileiras
(copyright EconomiaNet, com informações da Agência EFE, 2002-04-08)

:: Trabalho

O Empreendedor e contratações na era do "Team-Work"
O empreendedor, além de seu "feeling" comercial para identificar as diversas oportunidades de negócios, para caminhar para o sucesso de seu empreendimento, não importa qual seja e que porte ele tem, deve se cercar de colaboradores realmente comprometidos e com capacidade de "team-work", e estes colaboradores somente serão contratados com a identificação correta de seus perfis pessoais e adequação de seus perfis profissionais às suas funções e aspirações futuras.
(Welinton S. Barreiros, 2002-04-08)

Salário mínimo perdeu 35% do poder aquisitivo na década de 90
"Durante a década de 90, o mercado de trabalho deteve ganhos de produtividade e de horas extras, mas não de rendimento", (...) o aumento no volume de desempregados contribui como fator de pressão para que os trabalhadores se sujeitem a salários menores, pelo temor de serem substituídos. 
(copyright Investnews, 2002-04-08)

 

a