Edição: Abril/2002 - n.03

Edição anteriores

:: Economia

A ALCA e o futuro do capitalismo
A ALCA já foi definida como "o destino natural" dos países americanos. As negociações com a periferia servem apenas para neutralizar resistências e acomodar interesses. Qualquer acordo neste contexto significa submissão consentida pois não há nenhuma reciprocidade à vista. Os mercados devem se abrir incondicionalmente, exceto o norte-americano por ser ele o "regulador informal" do mercado hemisférico, não podendo se sujeitar a oscilações provenientes de uma "concorrência irregular". Competidor bom é competidor morto, anuncia nas entrelinhas o pacote de proteção ao aço norte-americano. 
(Luis Fernando Novoa Garzon, 2002-04-14)

Indústrias exportadoras atraem mais investimento direto
As indústrias voltadas para exportações estão atraindo mais investimentos diretos estrangeiros (IDE), segundo boletim da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização (Sobeet). O estudo da entidade mostra que, depois da adoção do câmbio flutuante, em 1999, o ingresso de recursos no país só cresceu. Em 2000, 17% do IDE foi destinado ao setor exportador. Em 2001, 32,8%. A expectativa é que o percentual atinja 34,6% em 2002. 
(copyright  FolhaOnLine, 2002-04-14)

Mulheres conquistam o Mercado Financeiro
À medida que as mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, elas adquiriram uma independência financeira maior. Assim, é natural que também fiquem responsáveis pelas finanças domésticas e, conseqüentemente, mais preocupadas em escolher o melhor lugar onde aplicar suas economias.
(copyright O Globo On Line, 2002-04-14)

:: Digital

George Orwell e o mundo de 2084
Depois dos atentados terroristas de setembro, os americanos desejam implantar um documento de identidade único e nacional. Como guerra é paz, poucos questionarão a necessidade de ter sua liberdade diminuída em nome da ordem. Atitudes desse tipo isoladas não representam muito perigo aos cidadãos, porém, em conjunto, são uma estratégia de controle parecida com a do Partido, o orgão máximo do poder que possuía todos os registros das pessoas. Dessa forma eles tinham o poder sobre o presente, futuro e o passado. Isto não difere muito do trabalho da mídia atual.
( Leonardo Silvino, 2002-04-14)

Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós
Por mais elitista que ainda seja, por mais complicado (e caro) que seja utilizar a internet, por mais que ainda sejam apenas 10% da população mundial a utilizá-la frequentemente, a internet tem um papel a ser desempenhado que só depende do engajamento e da cultura formada dentro dela mesma.
(Rafael Wally, 2002-04-18)

:: Trabalho

O que faz uma pequena empresa crescer?
Vender a prazo, manter o balancete sob vigilância e ter boa formação educacional são os principais fatores de sucesso de micro e pequenos empresários. Ou melhor, itens que interferem diretamente no lucro de seus negócios. É o que mostra estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
(copyright PEGN, 2002-04-14)

 

 

a