Edição: Abril/2002 - n.05

Edição anteriores

:: Economia

Afinal, uma luz no fim do túnel!
As formas de organização não governamentais se multiplicaram e intervêm em muitos setores sociais e econômicos, encontrando novos meios de participação que, independente de sua orientação ideológica ou política, têm contribuído para o aprendizado de fortes setores "formadores de opinião" a exercerem sua cidadania e se prepararem, talvez, para novas propostas de organização da Sociedade Humana.
(José Lucas Alves Filho, 2002-04-25)

A Economia Brasielria frente ao processo de globalização
Durante quase um século, de 1.900 a 1.980, o Brasil foi o país que apresentou uma das melhores taxas de crescimento de PIB do mundo. Se considerarmos o PIB per capita, ou seja, por habitante, vamos descobrir que o Brasil foi o segundo, perdendo apenas para o Japão. Mesmo com todo esse crescimento, com todo avanço verificado na tecnologia e na ciência, nosso País não conseguiu erradicar alguns males que nos caracterizam de forma negativa; muito pelo contrário: o que o país conseguiu foi sim criar um verdadeiro paradoxo estrutural: crescemos economicamente, decrescemos socialmente. Concentrou-se muito a renda, mas sua distribuição foi precária. Criaram-se “bolsões de pobreza” aumentando a massa de excluídos. 
(Marcus Eduardo de Oliveira, 2002-04-25)

O humor nas arábias e a inflação no Brasil
Os aumentos nos preços administrados, devido à disparada do preço internacional do petróleo, poderão fazer com que a inflação supere o limite de 5,5% em 2002, acordado com o FMI. Para evitar o descumprimento da meta, o Banco Central poderá interromper as reduções na taxa de juros, comprometendo o crescimento da economia brasileira no médio prazo.
(Ronald Domingues, 2002-04-29)

Keynes e os absorventes femininos
Se nosso destino é mesmo nos transformar numa nação capitalista precisamos primeiro "construir" consumidores. Para cumprir este objetivo é preciso promover a distribuição de renda. Para Keynes, a concentração de renda não conduz ao aumento de consumo, pois chega-se a um ponto onde o capital acumulado supera a capacidade de satisfação de qualquer necessidade humana através da aquisição de mercadorias e serviços. O destino do capital é então a poupança ou alimentação um mercado financeiro cada vez mais especulativo.
(Renato Bock, 2002-04-29)

:: Digital

O papel do governo no comércio eletrônico
Há cerca de dois anos, quando tudo o que se relacionava com a tecnologia da informação (TI) crescia a uma taxa exponencial, o governo permaneceu, corretamente, nos bastidores (...) mas agora está cada vez mais claro que o comércio eletrônico (e-commerce) precisa de um empurrão por parte do setor público. Também está claro que o crescimento do e-commerce poderia ser freado por políticas governamentais pouco inteligentes, voltadas à proteção de determinadas indústrias ou ao excesso de regulação no interesse público.
(copyright New Democrats Online, 2002-04-25)

:: Trabalho

Meio-ambiente, Saúde, Nutrição e Previdência:  mercados de trabalho promissores para o economista.
Várias oportunidades se abrem para o trabalho do economista na área do meio-ambiente e preservação ambiental, tanto no setor público como no setor privado. A constatação é de Zilton Luiz Macedo, um dos mais renomados economistas especialistas no assunto, que inclusive vem tendo importante papel na qualificação profissional de jovens economistas.
(Copyright Jornal do Economista, 2002-04-28)

 

 

 

a