Edição: Maio/2002 - n.01

Edição anteriores

:: Economia

As verdades absolutas no Mercado de Capitais
O problema central nos USA é fazer com que a governança proteja os milhares de acionistas, tendo como principais instrumentos o Conselho de Administração e a Assembléia Geral, que defendem realmente o que é melhor para a empresa, em vez de, como acontece no Brasil, defender cegamente o presidente e os controladores.
(José Adair de Lacerda, 2002-05-01)

Os países vencedores do século XXI
Chegar ao Primeiro Mundo significa ter a disciplina de um corredor de maratona e não a velocidade seguida pelo esgotamento do campeão dos 100 metros. É necessário um século de contínuo êxito para alcançar os líderes. Os Estados Unidos demoraram 100 anos para alcançar o país gerador da Revolução Industrial -a Grã Bretanha -e não se pode dizer que tenham começado do nada. O Japão levou mais de 100 anos para estar na lista dos vinte países mais ricos do mundo, e não partiu do analfabetismo. Em ambos os países, houve poucos anos deste século nos quais o produto econômico não cresceu.
(copyright Intermanagers, 2002-05-04)

Cepal diz que crise argentina compromete crescimento da AL
Projeções da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) revelam que a recessão argentina vai estagnar o crescimento econômico da região neste ano. As previsões, que serão divulgadas na próxima semana na assembléia bienal da entidade que ocorrerá em Brasília, devem revelar que o Produto Interno Bruto (PIB) da região avançará 0,2% em razão da queda de 10% prevista para a Argentina. Sem o país, o PIB regional cresceria 1,7%.
(Redação EconomiaNet, 2002-05-04)

Neoliberalismo ou Reforma?
Muito se debate sobre o caráter das medidas econômicas adotadas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, principalmente neste ano de eleições presidenciais. O cerne da questão esta na definição se as medidas são de caráter neoliberal ou então como muitos colocam trata-se de uma nova visão, a chamada terceira via, isto é, tenta-se criar um novo conceito político sobre as medidas adotadas na década de 90.
(Sebastião Lázaro Pereira, 2002-05-05)

:: Digital

TV digital vai movimentar US$ 100 bi
Um negócio que deve movimentar US$ 100 bilhões em dez anos só na comercialização de receptores de televisão, sem contar os investimentos em infra-estrutura, na implantação de novas indústrias e no desenvolvimento de tecnologia. Esta é a dimensão que se dá ao projeto da TV digital aberta no Brasil que vem sendo conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com definição prevista para o início do segundo semestre de 2002.
(copyright Jornal Valor Econômico)

 

:: Trabalho

Você sabe o que as empresas esperarm dos candidatos a emprego?
Quantas e quantas vezes você perdeu o entusiasmo ao buscar uma  oportunidade profissional e não obter retorno das empresas? Você já pensou na possibilidade de estar procurando por empresas e empregos não adequados ao seu perfil pessoal e experiência profissional? Você sabe o que as empresas esperam de você?
( Redação, 2002-05-05)

 

 

 

 

 

a