Edição: Julho/2002 - n.01

Edição anteriores

:: Economia

O contraste! Abertura comercial aqui, protecionismo lá
Quer dizer, para entrar e ficar a ver navios, muito melhor será negociar uma composição com a União Européia (U.E.), cuja economia absorve nada menos que 22% das exportações brasileiras. Até por que, os europeus demonstram grande interesse pelo mercado brasileiro.
(Fernando Gomiero, 2002-07-05)

Economia Política do Real
O Plano Real, instituído com o objetivo de por fim a mais de uma década de crise inflacionária, (...) hoje sobrevive apenas em função de seus efeitos: taxas de crescimentos econômico medíocres, alto grau de vulnerabilidade externa, desemprego em massa e tensão social.
(Allan Claiton de Oliveira, 2002-07-07)

Quando não sei onde estou, como saber para onde vou?
Essa questão, que aflige um sem-número de micro e pequenas empresas de todo o Brasil e, certamente, de muitos outros países, tem impedido o desenvolvimento da musculatura gerencial necessária para enfrentar os cenários de mudanças e transformações que tanto afetam os negócios.
(José Armando Bueno de Almeida, 2002-07-07)

:: Digital

Por que as empresas estão investindo na Internet?
Estar na Internet, é estar 24 horas no ar, sete dias por semana, durante todo o ano, como uma espécie de antena de alcance global. Pronta para trocar informações, a um custo baixíssimo, com um mercado mundial crescente de mais de meio bilhão de internautas pertencente às camadas de renda mais altas da população.
( Dailton Felipini , 2002-07-05)

:: Trabalho

Perfil do emprego na América Latina mudou
Em 20 anos, não foi só o mercado que mudou. De acordo com a pesquisa realizada pelo chileno Fernando Vigorena, mu dou o perfil do traba lhador latino-americano. Vigorena, pesquisador da Universidad Autonôma do Sul, coletou informações sobre o mercado de trabalho na América Latina desde 1982.
(Revista do Mercosul, 2002-07-06)

 

a