Edição: Agosto/2002 - n.02

Edição anteriores

:: Economia

Minha querida democracia
A democracia pode sobreviver aos falseamentos contábeis da Enron, WorldCom, AOL, Johnson&Johnson, Microsoft e tantas outras? Poderá a nação hegemônica, defensora do ideal "democrático" do mercado livre arcar com os prejuízos de um modelo que não tem levado ao desenvolvimento, mas apenas à incerteza?
(Maurício Pinto, 2002-08-09)

O Futuro nos Pertence. O Darwin nosso de cada dia...
De todas as teorias científicas a que mais me impressiona pela sua estabilidade, pela sua coesão, é a teoria Darwinista, e por partir de uma descrição utilitarista do funcionamento do mundo natural (aspecto iluminista), ela causa tamanho impacto nas ciências em geral, mais especificamente na economia.
(Ricardo Raele, 2002-08-09)

 

:: Digital

O poder transformador da informação livre
Conglomerados gigantes detém corporações de mídia, de entretenimento e de informação. Num mundo onde a informação se tornou a moeda circulante mais poderosa, mais do que o petróleo, mais do que o poderio militar, mais do que o poder de veto no Conselho de Segurança da ONU; deter a informação é deter o poder máximo.
(Rafael Wally, 2002-08-11)

:: Trabalho

Experiência Profissional versus Competência
Quanto à questão do erro, sabemos que errar é humano, mas o excelente profissional aprende com o erro dos outros. Por isso não é essencial ter experiência.E percebe-se também que as empresas não se preparam para o futuro, procuram agir somente no imediatismo, querem tudo para ontem, pensam que jogar rápido é jogar certo, e aí..... é que se enganam.
(Daniel Nogueira de Silos, 2002-08-11)

 

 

a