Edição: Setembro/2002 - edição n.01

Edição anteriores

:: Economia

Competição: Competindo na Década de Vinte
Segundo a doutrina sociológica de Chicago, entende-se que a organização da sociedade é efeito da livre competição, portanto trata-se uma organização ecológica. Da mesma forma que existe uma ecologia vegetal e uma ecologia animal, existe uma ecologia humana. Acreditando que a economia é a luta dos homens pela sobrevivência, a ecologia humana tem a competição como sua força motriz, e, a evolução da economia política, como configuradora da história social.
(Ricardo Raele, 2002-09-01)

Um país refeito pelas redes econômicas globais
O sucesso da economia mexicana correspondeu à disponibilização do seu território, com seus recursos naturais, suas estruturas econômicas e sua população, para um replanejamento unilateral por parte das empresas norte-americanas. Os fatores econômicos internos foram redesenhados como múltiplas áreas de enclave.
(Luis Fernando Novoa Garzon, 2002-09-01)

As Metamorfoses do Poder
Neste fim de século, todos os Estados são prisioneiros de um grande movimento de globalização, que torna as economias dependentes umas das outras. Os mercados financeiros criam uma teia invisível que envolve os países e, ao mesmo tempo, submete e aprisiona os governos. Nenhum Estado, praticamente, pode se isolar do resto do planeta. Quais são as consequências disso para os cidadãos? E para a Democracia?
(Ignace de Ramonet, 2002-09-01)

:: Digital

A tecnologia tem realmente agregado valor aos negócios?
Exemplos de como a tecnologia agrega valor aos negócios existem aos montes e daria para escrever vários livros sobre eles. Se algum empresário ainda duvida que tecnologia agrega valor e corta custos, cuidado: pode estar pensando como no século passado.
(Esa Matikainen, 2002-09-01)

:: Trabalho

Como lidar com o desemprego
O principal problema de um profissional no momento de desemprego é a sua angústia, na maioria das vezes gerada por uma situação de falta de controle diante de um ambiente desconhecido e inusitado. A situação comum a todos é que o profissional sabe que possui competências e habilidades para exercer uma função dentro das organizações, mas sua angústia está na falta de informação de como planejar corretamente uma estratégia de marketing, conduta e negociação para poder conquistar um novo meio de vida.
(Marcos Possari, 2002-09-02)

 

 

 

 

a