Edição: Setembro/2002 - edição n.04

Edição anteriores

:: Economia

Alca: por uma nova América
Ainda existem muitas indefinições relacionadas a barreiras não-tarifárias, direitos intelectuais e à proteção de setores específicos. Segundo o Ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, o Brasil só vai aderir à ALCA caso os EUA acabem com a política de subsídios a produtos agrícolas.
(Ronald Domingues, 2002-09-23)

Raízes do Capitalismo Autoritário
Se olharmos bem a história recente do capitalismo, é que a realidade vivida durante o século não contempla a democracia apregoada pelo capitalismo como sua forma de regimen político, e sim a falta de democracia, o autoritarismo, como regra geral O Colonialismo e o Imperialismo, na Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Estados Unidos são, por outro lado, a face mais exposta e descarada do autoritarismo exercido sobre as grandes massas, extensiva, em seu interior nacional, às populações menos privilegiadas ou excluídas do convívio social dos "brancos". 
(José Lucas Alves Filho, 2002-09-26)

Estratégias agressivas de crescimento são fundamentais para sobreviver à recessão
Empresas que não tenham planejado, em devido tempo, o seu posicionamento estratégico irão, obrigatoriamente, fazê-lo em tempo de crise ou, até mesmo, recessão profunda. Este fator conduz, invariavelmente, a mudanças significativas dentro da Organização, com as conseqüências que são, infelizmente, do nosso conhecimento: redução abrupta do investimento e descapitalização do Ativo Humano da Empresa, mediante demissões mais ou menos numerosas. 
(Pedro Manuel Leite, 2002-09-30)

Planejamento e Democracia
Falta planejamento hoje ao Brasil. JK demonstrou que planejamento não é incompatível com democracia. Ao contrário, ele fez o Brasil crescer com alegria e com diálogo, incentivando o povo a participar da administração pública. Se o governo atual tivesse seguido o exemplo de JK, o Brasil não teria sido surpreendido pelo apagão — e a abertura irresponsável de nossa economia não teria quebrado vários setores. 
(Luiz Inácio Lula da Silva, 2002-09-26)




 

 

 

a