Edição: Outubro de 2002 - edição n.01

Edição anteriores

:: Economia

Os Recursos Naturais como uma fonte - esgotável - de fator de Produção
Um dos mais ilustres economistas, Jean Baptiste Say, afirmou: "As riquezas naturais são inesgotáveis; e não podendo ser multiplicadas, nem esgotadas, não constituem objeto das ciências econômicas". A própria ciência econômica mostrou o quanto a afirmação de Say estava errada. 
(Márcio Pimenta Machado, 2002-10-14)

O Marketing Pessoal e a Filosofia Do "Eu S.A.". - Panacéias Num País Sem Empregos
Num país onde o desemprego ainda é a maior preocupação de muitos, uma das mais recentes teorias importadas pelos marketeiros para vender livros, cursos, palestras e consultorias especializadas é a que se refere ao Marketing Pessoal e ao EU S.A. Ou seja, a pessoa tem que se posicionar no mercado da mesma forma que uma empresa e neste contexto, ser capaz de gerenciar seus pontos fortes e fracos e estar sempre atenta às oportunidades e ameaças que surgirem.
(Alessandra Teixeira, 2002-10-15)

A terceira mundialização
Partindo da ideia de que a economia de um país depende cada vez mais da economia mundial, os países industrializados tendem a apropriar-se de todos os tipos de produções deslocalizáveis graças às telecomunicações e à telemática. Assiste-se, por um lado, ao fortalecimento de grandes grupos empresariais de carácter multinacional com poder de intervenção a nível internacional, que actuam mediante redes de cooperação assegurando a sua capacidade competitiva e, por outro lado, à alteração da estrutura dos mercados.
(Glória Rebelo, 2002-10-14)

 

a