Edição: Novembro de 2002 - edição n.03

Edição anteriores

A crise na Economia Norte-Americana
Ao final da década de 40 o Plano Marshall para reconstrução dos países da Europa e do Japão significou a injeção de milhões de dólares nas economias combalidas e a moeda americana passou a desempenhar papel único de meio comercial nos contratos e acordos internacionais.  Porém sua aceitabilidade, credibilidade e estabilidade nas transações internacionais apresentavam um grave paradoxo: como controlar o provável efeito de sobregiro financeiro?
(Pedro Paulo Silveira Felicíssimo, 2002-11-25)

Alca e Mercosul
Estamos diante de uma decisão muito importante para o futuro do país. Optar entre a Alca ou o Mercosul. Não que ambas não possam existir concomitantemente, pois uma não excluiria a outra, mas essa coexistência pode tornar o Mercado Comum do Sul uma integração fictícia à medida que submergiria devido a circunstâncias de intercâmbio com a Alca. Este fato acarretaria uma centralização em torno dos Estados Unidos, podendo acabar inevitavelmente com a autonomia brasileira frente ao Mercosul.
( Elvis Albert Robe Wandscheer, 2002-11-25)

Abertura Econômica e Desemprego
O desemprego é um dos mais complexos problemas das sociedades contemporâneas, já que o trabalho representa a independência individual, as rendas das pessoas e o seu status social. O modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil através da abertura da economia e privatizações, leva a discussões a respeito do desemprego no páis.
(Marines R. de Oliveira, 2002-11-26)


 

a