Edição: Janeiro de 2003 - edição n.01

Edição anteriores

Um motivo para a Alca
Ocorre hoje um amplo debate sobre a entrada da China na Organização Mundial do Comércio, no imenso mercado que isto representa e no excesso de otimismo em relação à crise da economia mundial capitalista que se apresenta. Mais uma vez a ALCA nos apresenta de forma sombria, baseada na desigualdade social e econômica de seus futuros integrantes e no histórico tradicional da política comercial norte-americana.
(Pedro Paulo Silveira Felicíssimo, 2003-01-06)

O governo Lula e o movimento social
Passada a ressaca dos festejos desta vitória histórica, também começam a ficar mais nítidos os limites do futuro governo. Todas as correntes de esquerda, até as mais voluntaristas e sectárias, concordam que não será nada fácil a gestão de Lula. A trágica herança deixada por FHC não permite ilusões com uma fase de "paz e amor". (...) A opção brasileira, "um eventual fracasso do novo governo será um fracasso de todos nós, um fracasso do Brasil". Na mesma linha de raciocínio, o sociólogo Emir Sader, membro da coordenação do Fórum Social Mundial, argumenta: "Se fracassarmos, teremos perpetuado o Brasil das injustiças e condenado a esquerda a um projeto sem esperança". 
(Altamiro Borges, 2003-01-06)

Paradoxo da premiada "Era FHC"
Uma questão que merece reflexão é a seguinte: qual a qualidade dos avanços nos indicadores sociais em um ambiente marcado pela instabilidade social - medíocre crescimento econômico, brutal concentração de renda, transferência de renda do setor produtivo para o setor financeiro rentista, ausência de perspectivas dos jovens, precarização das relações de trabalho, subemprego e violência?
(Rodrigo Medeiros, 2003-01-06)

Sem medo de vencer
Um dos desafios dos tempos modernos é realmente perceber que não há limites para alcançar os objetivos pessoais e profissionais desejados. Os maiores inimigos do sucesso pessoal e profissional são a falsa impressão de dependência da ajuda de outros ou de fatores externos para sermos bem sucedidos, a insegurança e o "Medo de Vencer" se destacar e se tornar alvo de críticas.
(José Luis Amancio, 2003-01-06)


 

a