» Carreira

Sem medo de vencer
(José Luis Amancio, 2003-01-06)

Um dos desafios dos tempos modernos é realmente perceber que não há limites para alcançar os objetivos pessoais e profissionais desejados.

Os maiores inimigos do sucesso pessoal e profissional são a falsa impressão de dependência da ajuda de outros ou de fatores externos para sermos bem sucedidos, a insegurança e o "Medo de Vencer" se destacar e se tornar alvo de críticas.

No Brasil, há uma faceta cultural onde o sucesso de alguém é por vezes objeto de inveja ao invés de ser motivo de admiração e um exemplo a ser seguido.

Temos um grande desafio de entender que os nossos mapas mentais e maneiras usuais de encarar a realidade, não mais são válidos pois a realidade que conhecíamos há muito mudou por conta da globalização e da evolução pela qual o mundo passou nas últimas décadas.

Devemos ter em mente que o sucesso além de desejável é possível e que para alcançá-lo devemos encarar as nossas possibilidades de um ponto de vista realista e objetivo .

Existem algumas dicas que podem lhe ajudar a ter uma visão mais clara do assunto:

1-) PONTO DE PARTIDA:Faça um levantamento objetivo de onde você se encontra hoje (em termos pessoais, profissionais, éticos,acadêmicos). E seja extremamente sincero consigo mesmo.

2-) OBJETIVOS : Já disse o poeta " Não existem bons ventos para quem não sabe para aonde quer ir !" , portanto estabeleça os seus Macro objetivos (pessoais , profissionais, acadêmicos e de qualidade de vida ).

3-) TEMPO: Tenha em mente que o momento mais importante de sua vida é o Agora , pois o futuro e o passado são fruto do que se faz agora, não desperdice um 
de seus bens mais valiosos : o Tempo.
Divida os objetivos estabelecidos em uma escala de tempo : Imediatos, médio prazo e longo prazo.

4-) MODELOS: Faça uma análise e verifique se há alguém em quem você pode se espelhar, pois por vezes a utilização de um modelo de desempenho poupa tempo precioso evitando soluções que não irão funcionar com você.

5-) ACOMPANHAMENTO: Estabeleça revisões periódicas para verificar se você está atingindo os objetivos propostos ou se alguma correção de rota é necessária.

6-) FOCO:lembre-se que não é a velocidade, mas sim a constância o elemento mais importante numa maratona.

Com base nos passos acima:
a-) tente encontrar seu foco e seu ritmo ; 
b-) não se preocupe em ser o primeiro colocado mas em concluir a corrida;
c-) com o tempo você irá se sentir mais confiante com suas "pequenas" vitórias e quando se der conta estará mais próximo de seus objetivos .

Espero que estas poucas linhas possam lhe ser útil na sua busca pelo sucesso e felicidade.

Boa sorte e muito sucesso !

____________________
José Luis Amancio: 35 anos , Economista, com especialização em: Comércio Eletrônico, Planejamento Empresarial e Logística e atualmente Pós Graduando da FGV, Diretor Associado da Consultoria Metis Quality.
Outros artigos do autor
 


Enviar para amigo

Fazer comentário

Imprimir a página

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores ou fontes e podem não expressar a opinião da EconomiaNet - www.economiabr.net