.  

Escolha a letra para

ABC | DEF | GHI | JKL | MNO | PQR | STV

Selecione a letra = P  Q  R

=P=

Paraísos Fiscais
Pequenos Estados que cobram impostos muito baixos ou não os cobram. Como exemplos podemos citar : Hong Kong, Bahamas, Luxemburgo, Suiça e Panamá.

Pessoa Jurídica
Qualquer instutuição (empresa, sociedade, corporação, etc.) que se personaliza e individualiza, distinguindo-se das pessoas físicas que a formam.

PIB (Produto Interno Bruto)
É a medida do produto gerado na economia durante um determinado período de tempo. O cálculo é feito em unidades monetárias (Reais, Dolares,etc) porque essa é a única forma de somar coisas tão distintas como bens (carros, toneladas de trigo, etc) e serviços (o produto gerado em escolas, bancos, barbeiros, hospitais, etc). A sua variação anual reflete o quanto a economia produziu a mais, ou a menos, que no ano anterior. A variação de 5,8% em 1994, por exemplo, mostra o quanto os brasileiros produziram a mais neste ano em relação ao anterior, já descontada a inflação do período. Por outro lado, é muito importante relacionar o crescimento da produção com o da população do país, pois, é esta relação que determinará se, na média, a população está "enriquecendo" ou não. Como exemplo pode-se observar os resultados do ano de 1991: mesmo com o crescimento de 0,3% do PIB, a evolução do PIB per capita foi negativa (-1,3%), evidenciando que a população cresceu mais do que a produção naquele ano, mostrando que, na média, a população empobreceu.
É importante lembrar que o PIB per capita é apenas uma média indicativa: a distribuição deste ganho ou perda se dá de forma desigual entre as diferentes pessoas, e este efeito não é captado por este indicador.

PIB per capta
É muito importante relacionar o crescimento da produção (PIB) com o da população do país, pois, é esta relação que determinará se, na média, a população está "enriquecendo" ou não. Como exemplo pode-se observar os resultados do ano de 1991: mesmo com o crescimento de 0,3% do PIB, a evolução do PIB per capita foi negativa (-1,3%), evidenciando que a população cresceu mais do que a produção naquele ano, mostrando que, na média, a população empobreceu. É importante lembrar que o PIB per capita é apenas uma média indicativa: a distribuição deste ganho ou perda se dá de forma desigual entre as diferentes pessoas, e este efeito não pode ser captado neste indicador.

Produção Industrial
A pesquisa mensal industrial do IBGE fornece, mensalmente, uma estimativa do movimento do produto da indústria em termos físicos. Trata-se de um índice de quantum (análise das quantidades produzidas), cuja a base de comparação instituída pelo IBGE é atualmente o ano de 1991. O índice sazonalmente ajustado é aquele que procura, através de modelos estatísticos, eliminar os movimentos previsíveis de alta ou queda de produção para cada setor. Como exemplo de um movimento sazonal, temos o tradicional crescimento da produção de bens de consumo nos últimos meses do ano, em função da expectativa de um maior volume de vendas, devido ao Natal. Uma série ajustada sazonalmente já elimina este movimento previsível, ficando como resultado apenas a variação "pura" daquele período. Assim, hipoteticamente, se tivermos uma variação de +3%, já sazonalmente ajustada, na comparação entre a produção de um determinado bem no mês de novembro de 1996, em relação à realizada em fevereiro de 1996, isto representaria que, já descontado o movimento médio esperado para o período, houve um crescimento de 3% na produção - o ajuste sazonal torna possível a comparação "pura" entre dados.

Prime Rate
Indica nos Estados Unidos, a taxa preferencial de juros, mais baixa que a vigente no mercado e cobrada de tomadores de empréstimos privilegiados.

Privatização
Aquisição ou incorporação de uma companhia ou empresa pública por uma empresa privada.

=Q=

Quinta feira Negra
O dia 24 de outubro de 1929, quando teve início a queda na Bolsa de Valores de Nova York, desencadeando a Grande Depressão que estenderia até meados da década de 30.

=R=

Razão Social
É o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público.

Redesconto
São duas as operações de redesconto no Brasil: redescontos de liquidez ou especiais. Os especiais são refinanciamentos de operações específicas, previstas por lei como financiamentos de produtos agrícolas, à exportação de manufaturados, etc. Quanto ao empréstimo de liquidez, trata-se de uma operação eventual, para cobrir o caixa de bancos com problemas momentâneos de liquidez. Por exemplo, caso um banco se programe para um volume de saque líquido de R$ x,xx na compensação de um determinado dia, e, na verdade ele foi superior a esta quantia, para que as operações deste banco sejam honradas, o Bacen empresta o valor necessário a este banco, cobrando uma taxa de juros superior à taxa média cobrada no mercado financeiro.

Renda Fixa
Rendimento discriminado anteriormente e, geralmente expresso no corpo do título. CDB, LTN, cadernetas de poupança e títulos de crédito possuem renda fixa, que pode ser inteiramente pré-fixada ou vinculada à correção monetária.

Reservas Cambiais
As reservas cambiais refletem o montante de moeda estrangeira (e ouro) acumulado pelo país. O resultado do Balanço de Pagamentos, que reflete o resultado monetário das transações de bens e serviços realizadas pelos brasileiros com o exterior (Saldo em transações correntes), assim como o fluxo de capitais entre o país e o exterior (sejam empréstimos, financiamentos, aplicações em mercado financeiro, investimento direto em plantas industriais, etc), vai exprimir se houve acúmulo ou perda de moeda estrangeira no período, refletindo, portanto a variação das reservas cambiais. Vale lembrar que o Balanço de Pagamentos </a>registra somente um fluxo monetário dentro de um determinado período (em geral os resultados são apresentados em trimestres ou anuais), enquanto que as Reservas Cambiais revelam o estoque de moedas estrangeiras em um determinado momento. Assim, podemos dizer que o Brasil, em dezembro de 1995, contava com um estoque de 52 bilhões de dólares em moeda estrangeira (Reservas Cambiais),e que, ao longo de 1995 houve um acúmulo de 13.5 bilhões de dólares no país.


... Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais Pessoa Jurídica PIB Produção Industrial Prime Rate Privatização Renda Fixa Reservas Cambiais