Destaques
A tecnologia tem realmente agregado valor aos negócios?
Exemplos de como a tecnologia agrega valor aos negócios existem aos montes e daria para escrever vários livros sobre eles. Se algum empresário ainda duvida que tecnologia agrega valor e corta custos, cuidado: pode estar pensando como no século passado.
(Esa Matikainen, 2002-09-01)
>

Opinião
O tripé satânico da internet brasileira: Operadora, Provedor e Anatel
A Anatel tem recebido muito apoio da mídia econômica nessa briga decomadre com o Banco Central. Como sempre, a mídia econômica fecha com todo mundo, menos com o interesse de seu leitor, no caso o usuário de telefonia e internet - a verdadeira vítima da incúria e da ineficiência dos serviços de telefonia e internet no Brasil, que começa nas operadoras, passa pelos provedores e chega à Anatel, formando um tripé infernal.  
(Marinilda Carvalho, Observatorio da Imprensa, 2002-05-11)

O papel do governo no comércio eletrônico
Há cerca de dois anos, quando tudo o que se relacionava com a tecnologia da informação (TI) crescia a uma taxa exponencial, o governo permaneceu, corretamente, nos bastidores (...) mas agora está cada vez mais claro que o comércio eletrônico (e-commerce) precisa de um empurrão por parte do setor público. Também está claro que o crescimento do e-commerce poderia ser freado por políticas governamentais pouco inteligentes, voltadas à proteção de determinadas indústrias ou ao excesso de regulação no interesse público.
(copyright New Democrats Online, 2002-04-25)

Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós
Por mais elitista que ainda seja, por mais complicado (e caro) que seja utilizar a internet, por mais que ainda sejam apenas 10% da população mundial a utilizá-la frequentemente, a internet tem um papel a ser desempenhado que só depende do engajamento e da cultura formada dentro dela mesma.
(Rafael Wally, 2002-04-18)

George Orwell e o mundo de 2084
(Leonardo Silvino, 2002-04-14)

Brasil
O Sistema de Pagamentos Brasileiro e os negócios na Internet
Qual a relação entre esses dois assuntos? Sob uma ótica superficial, nenhuma, mas uma análise um pouco mais rigorosa é capaz de estabelecer uma forte ligação entre eles. E quais serão os impactos da reformulação do Sistema de Pagamentos Brasileiro para os negócios na WEB?
(Andre Ferrari de Aquino, 2001-11-04)

O Brasil e sua política equivocada de desenvolvimento tecnológico
(EconomiaNet, com dados da Gazeta Mercantil, 2001-08-05)

Brasil se une à Espanha em parceria científica e tecnológica
(Agência EFE, 2002-04-08)

Ciência, Tecnologia e Inovação: Desafio para a Sociedade Brasileira, diz MCT
(Folha de S. Paulo, 2001-11-02)

Tendências
Uma viagem pelas cidades high-tech

Certamente você já ouviu falar do Vale do Silício nos EUA que virou paradigma do desenvolvimento da indústria de alta tecnologia. Esta região, sede de algumas das mais importantes empresas de software e Internet do mundo, é praticamente marca registrada da Nova Economia. Entretanto,  o Vale do Silício americano não é o único lugar do mundo a atrair empresas de última geração e pagar altos salários a seus executivos.
(Allan Claiton de Oliveira, 2001-06-30)

Negócios
TV digital vai movimentar US$ 100 bi
Um negócio que deve movimentar US$ 100 bilhões em dez anos só na comercialização de receptores de televisão, sem contar os investimentos em infra-estrutura, na implantação de novas indústrias e no desenvolvimento de tecnologia. Esta é a dimensão que se dá ao projeto da TV digital aberta no Brasil que vem sendo conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com definição prevista para o início do segundo semestre de 2002.
(copyright Jornal Valor Econômico)

A influência da Internet para a estrutura das companhias
Simplesmente não há verdade em afirmar que custos menores de comunicação levam a companhias menores. De fato, o próprio Coase sustentou que mudanças como o telefone e o telégrafo, que tendem a reduzir o custo de organização espacial, inclinam-se a aumentar o tamanho da firma.
(Hal R. Varian, 2002-02-25)

Celular descartável a caminho
(HotBits, 2002-04-20)

Empresas têm elevado investimento em informática, aponta pesquisa
(Valor Online, 2002-03-25)

Internet
Quem tem medo do Big Brother?
O Echelon pode virtualmente capturar e analisar qualquer chamada telefônica, e-mail ou transmissão de fax e telex (militar, política, econômica, comercial e particular) em qualquer parte do planeta
(Richard Delemos, 2002--02-02)

Internet já vicia tanto quanto heroína
O número de pessoas viciadas na internet já supera, em alguns países industrializados, o dos dependentes de heroína. Segundo Hurbert Poppe, médico austríaco de uma clínica especializada em curas de desintoxicação para alcoólicos e toxicodependentes, calcula-se que cerca de 3% dos usuários regulares da internet desenvolvam algum tipo de dependência. Ele chama a atenção para a necessidade de se tomar medidas urgentes contra esta nova doença.
(Agência Lusa, 2002-04-01)

Idosos são grandes usuários da Web nos EUA
Uma pesquisa da Pew Internet & American Life Project revela que 15% das pessoas com mais de 65 anos nos Estados Unidos estão online. Em contrapartida, a faixa etária imediatamente anterior – entre 50 e 64 anos – possui um índice bem superior de uso da Web, em torno de 51%.
(Web World, 2001-09-15)

A Nova Economia e a Pedra Filosofal
(José Armando Bueno de Almeida, 2001-08-20)

Internautas gastaram mais em 2001
(TCInet, 05/01/2002)

Internet é uma importante fonte de educação e informação
(eMarketer, 06/02/2002)

 

Para ler as matérias das edições anteriores, clique aqui

Nem sempre as coisas saem como a gente quer. Às vezes saem melhor. Clique aqui. 

Adicione o site da EconomiaNet aos seus Favoritos

 

 

 

a