Artigos Temáticos :: Brasil

Revisitando o nosso processo de independência
Ao comemorarmos o feriado de 7 de setembro, dificilmente debruçamo-nos sobre questionamentos acerca do verdadeiro sentido da independência brasileira e o que ela significou como um processo de derrocada do sistema colonial-imperialista para a ascensão da liberdade e democracia para uma sociedade; ou se somente atendeu a interesses políticos e econômicos decorrentes da consolidação do capitalismo industrial na Europa do século XIX
(Allan Claiton de Oliveira, 200-09-07) 

2001: uma odisséia brasileira
Parece ironia, mas desde o final do Governo Juscelino o Brasil não viveu nenhum ano de estabilidade. No início, os problemas aparentes estavam centrados em crises políticas e inflacionárias. Pois bem, na década de 80 reconquistamos a democracia e nos anos 90 a estabilidade de preços. Porém, ao contrário do que muitos pensavam, estes dois elementos não resultaram em prosperidade nacional.
(Eduardo Starosta, 2002-01-01)

O Brasil têm o custo da mão de obra mais barato da América Latina.
Para elaborar o ranking, foram  avaliadas estatísticas relacionadas a oito categorias: custos trabalhistas, viagens de negócios, custos para pessoal expatriado, impostos cobrados de empresas, níveis de corrupção, aluguel comercial, telecomunicações e custos de transporte.
(The Economist, 5/01/2002)

 

Voltar       Mais notícias        Edição atual       Edição anterior