Artigos Temáticos :: Carreira

Como investir nesta empresa chamada você 
É comum às pessoas, dentro de seus ambientes de trabalho, terem clareza na direção a seguir. São objetivas, comunicativas, trabalham em equipe, planejam e executam com perfeição suas tarefas. Mas, certamente, a grande maioria das pessoas não tem a mesma atitude com relação a planejar e investir em sua própria carreira profissional.
(Raul Rosenthal, 2002-02-25)

As oportunidades para quem se preparar
Os economistas poderiam atuar muito mais na área de elaboração e análise de projetos, da mesma forma que contadores, engenheiros, agrônomos e administradores - mas não procuram especialização. Outro campo bastante fértil é a consultoria em comércio exterior, onde há um diferencial teórico de economia, de macro-economia, planejamento e administração para profissionais com habilitação no setor.
(Jornal do Economista, 2001-11-02)

O que os empresários esperam dos jovens
Nesse mercado competitivo, estudo, pesquisa e constante aperfeiçoamento são fundamentais para ingressar numa empresa, esteja ela colocada entre as 100 ou as dez mil maiores do País. É preciso ser um especialista em sua área e, ao mesmo tempo, entender de gestão e administração, ter visão do negócio como um todo e ainda estar informado sobre os rumos da economia nacional e mundial.
(À Tarde, 2001-10-29)

Como prosperar em momentos difíceis
Quando tudo vai bem no Brasil, sempre acontece alguma coisa que parece fazer tudo piorar de novo. Quando não é a crise asiática, é na Rússia ou na Argentina. Bolsa cai, dólar sobre, inflação uma incógnita... agora até energia elétrica parece que vai faltar. O PIB que ia crescer 4% já está nos 1,5%... e olhe lá. Será que vamos ter que apertar os cintos novamente? Será que ainda temos furo sobrando no cinto?
(Raúl Candeloro,2001-10-22)

Mestrado pode significar aumento salarial de 100%
Segundo pesquisas realizadas pelo Grupo Catho, a remuneração de executivos no Brasil é fortemente influenciada por seu grau de escolaridade. Ao analisar diferentes edições da pesquisa salarial do Catho, o matemático Renato Scher revelou que os executivos com mestrado recebem mais que o dobro daqueles que não possuem o curso superior. Além disso, segundo Scher, no caso do cargo de presidente, essa diferença pode ser cinco vezes superior.
(IDG Now! Brasil, 2001-09-20)

Uma borboleta voando pode mudar sua vida?
Todos os grandes matemáticos, usando a Teoria do Caos, dizem que uma borboleta batendo as asas do outro lado do mundo pode provocar um tufão na Indonésia. É que todas as coisas no universo estão de certa forma ligadas, e o bater de asas de uma borboleta pode provocar uma reação em cadeia que termina gerando um tufão.
(Raúl Candeloro, 2001-09-10)

A importância do capital intelectual
A busca incessante pela racionalização e otimização em todos os setores, levam os empresários a usar de todas as armas contra a possibilidade de perder suas melhores cabeças, além de desenvolver programas de treinamentos voltados a aumentar o potencial de seus recursos humanos e outros programas que objetivam atrair talentos do mercado
(Fernando Gomiero, agosto de 2001)

Mercado em expansão para administradores públicos
O administrador público se diferencia do administrador de empresas pela formação voltada para promoção do interesse social e distanciada da busca pelo lucro.
(Oriente-se.com, 2001-08-01)

Conhecer seus pontos fortes
Para grande maioria das pessoas conhecer suas forças era irrelevante há apenas algumas décadas atrás. Na sociedade do conhecimento para que se possa obter sucesso em meio a mudança continua, é necessário pelo menos, saber gerenciar a si mesmo, conhecendo e explorando seus pontos fortes.
(Allan Claiton de Oliveira, maio de 2001)

12 passos para o sucesso
Todos os dias defrontamo-nos com obstáculos pessoais e profissionais que dificultam nosso trabalho. Mas, olhando por outro ângulo, são esses mesmos obstáculos que enriquecem nossas vidas - senão, qualquer um teria sucesso
(Raúl Candeloro, janeiro de 2001)

Deixe de ser competente
Na economia atual, precisamos cada vez mais de gente com visão ampla, e temos cada vez mais especialistas. Precisamos de flexibilidade - temos cada vez mais burocracia. Precisamos de criatividade - temos a rigidez das regras. Porque isso acontece?
(Raúl Candeloro, março de 2001)

99 maneiras de matar uma idéia
Mas afinal, o que é ser criativo? Podemos encontrar mais de oitenta definições diferentes para criatividade. A que mais me agrada é a da psicóloga Eunice Soriano de Alencar, que define criatividade como (...)
(Raúl Candeloro, março de 2001)

10 dicas de como desenvolver a sua empregabilidade
Hoje só está seguro quem é empregável, gosto sempre de lembrar que a empregabilidade é importante para quem está desempregado, conseguir uma recolocação rápida, mas é indispensável para quem  já está empregado continuar criando oportunidades
(Renê Fernando Cardoso, dezembro de 2000)

Busca no site