Artigos Temáticos :: Tecnologia

TV digital vai movimentar US$ 100 bi
Um negócio que deve movimentar US$ 100 bilhões em dez anos só na comercialização de receptores de televisão, sem contar os investimentos em infra-estrutura, na implantação de novas indústrias e no desenvolvimento de tecnologia. Esta é a dimensão que se dá ao projeto da TV digital aberta no Brasil que vem sendo conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com definição prevista para o início do segundo semestre de 2002.
(copyright Jornal Valor Econômico)

O tripé satânico da internet brasileira: Operadora, Provedor e Anatel
A Anatel tem recebido muito apoio da mídia econômica nessa briga decomadre com o Banco Central. Como sempre, a mídia econômica fecha com todo mundo, menos com o interesse de seu leitor, no caso o usuário de telefonia e internet - a verdadeira vítima da incúria e da ineficiência dos serviços de telefonia e internet no Brasil, que começa nas operadoras, passa pelos provedores e chega à Anatel, formando um tripé infernal.  (Marinilda Carvalho, Observatorio da Imprensa, 2002-05-11)

Quem tem medo do Big Brother?
O Echelon pode virtualmente capturar e analisar qualquer chamada telefônica, e-mail ou transmissão de fax e telex (militar, política, econômica, comercial e particular) em qualquer parte do planeta, não importando o meio de transmissão utilizado (satélite, microondas, celular ou até fibra óptica). Com auxílio de tecnologias sofisticadas de reconhecimento de voz e de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), as mensagens são minuciosamente examinadas à procura de palavras-chave (o chamado "dicionário Echelon").
(Richard Delemos, 2002--02-02)

A tecnologia e o fim do emprego
Não! A tecnologia não é responsável pela diminuição no número de empregos. Na Revolução Industrial aconteceu o mesmo movimento, ou seja, as máquinas acabaram com milhares de empregos na agricultura, mas abriram outras tantas oportunidades na indústria recém-surgida. O que ocorreu, na verdade, foi a migração do emprego e não a sua extinção.
(André Ferrari, 2002-03-03)

O Brasil e sua política equivocada de desenvolvimento tecnológico
No caso brasileiro, além do sucateamento progressivo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), teríamos política equivocada de desenvolvimento tecnológico, que facilita a apropriação de nossa produção científica pelos países de Primeiro Mundo, que fornece recursos a nossos pesquisadores e, em troca, adquire os resultados
(EconomiaNet, com dados da Gazeta Mercantil, 2001-08-05)

Tecnologia já é o segundo maior gasto das empresas
As empresas já gastam entre 50% e 60% do seu orçamento anual com seus sistemas de informação, e o consultor prevê que esse custo será ainda maior nos próximos anos.
(GloboNews, 2001-08-05))

Setor de tecnologia lidera alertas de redução de lucros
Prejudicadas pela redução no investimento corporativo à medida que a economia desacelerou, as companhias ligadas ao setor de tecnologia correspondem atualmente por quase um terço dos alertas de resultado abaixo do esperado emitidos neste trimestre. 
(Reuters, 2001-10-14)

Uma viagem pelas cidades high-tech
Certamente você já ouviu falar do Vale do Silício nos EUA que virou paradigma do desenvolvimento da indústria de alta tecnologia. Esta região, sede de algumas das mais importantes empresas de software e Internet do mundo, é praticamente marca registrada da Nova Economia. Entretanto,  o Vale do Silício americano não é o único lugar do mundo a atrair empresas de última geração e pagar altos salários a seus executivos.

Qual é a voz da sua empresa?
De acordo com um artigo no New York Times, a AT&T Labs tem feito grandes progressos na área de voz sintética. Isso significa que em breve poderemos ter qualquer texto escrito na voz de qualquer um - como Elvis Presley, Frank Sinatra, Tom Jobim ou Ayrton Senna dizendo 'não se esqueça do cinto de segurança' quando você entrar no carro.

Cisco vê rápida consolidação no setor de tecnologia
O diretor executivo da Cisco Systems Inc., John Chambers, disse nesta quarta-feira que a fusão entre Hewlett-Packard e Compaq provavelmente será apenas o primeiro passo para uma rápida consolidação da indústria de computadores.
(Folha Online, 2001-09-10)

AOL e News Corp negociam transmissão na China
A AOL Time Warner e a News Corp estão próximas de fechar um acordo com o governo chinês para a transmissão de sinais de TV em algumas regiões ao sul do país. Em troca, as empresas garantiriam ao CCTV-9 - canal da rede estatal chinesa de televisão em língua inglesa - um amplo acesso nos Estados Unidos.
(Folha Online, 2001-09-10)

Maioria das pequenas empresas dos EUA está online
Um trabalho conduzido pela Dun & Bradstreet, companhia que realiza pesquisas e análises corporativas em diversos setores, mostra que dois terços de todas as pequenas empresas nos Estados Unidos possuem acesso à Internet e cerca de metade possui um Web site
(IDG Now!, 2001-08-27)

Mais uma novidade: iSmell
Uma nova tecnologia deverá estar disponível ainda este ano, abrindo uma nova fronteira para o uso dos computadores e da Internet: a iSmell (iAroma), que permitirá a geração de aromas correspondentes às imagens que são exibidas nas telas dos computadores